domingo, 26 de agosto de 2012

José Gil e o Dom Roberto

José Gil é sem dúvida um dos grandes bonecreiros de Dom Roberto, quer seja na manipulação dos seus pequenos Robertos, quer na promoção e divulgação desta forma tradicional de representação com marionetas ao nível nacional e internacional.
Tem permitido e tem dado a conhcer o seu e o espólio de outros bonecreiros tradicionais. Através dos encontros por si promovidos,realizados ainda por outras companhias, tem sido possível observar os bonecreiros tradicionais portugueses em actuação.

Aqui ficam as Imagens de um desses encontros, realizado em Alcobaça, pela Companhia de José Gil, a S.A. Marionetas, onde se apresenta " O Castelo dos fantasmas" e a "tourada à portuguesa", bem em frente ao Mosteiro de Alcobaça.
As fotografias foram tiradas por mim, Filipa Mesquita em Outubro de 2010, aquando mais um "Encontro Marionetas na Cidade"
Os bonecos possuem a cabeça em madeira, onde predomina o rosa forte, ligeiramente achatada no topo, a barraca feita de chita de Alcobaça, com cerca de 80 cm de largura e profundidade

Aqui vemos o castelo com duas entradas, uma janela em dois níveis.
A princesa
Dom Roberto
crocodilo
gigante
fantasma
diabo

















Sem comentários:

Enviar um comentário